FAQ’S

Packs

Cada ampola de MAGNESONA® 10 ml contém 1,5 g de pidolato de magnésio.

Este medicamento está indicado para a prevenção e alívio de queixas sugestivas de falta de magnésio, tais como fraqueza, fadiga, irritabilidade, náuseas, cãibras e parestesias (formigueiros).

A suplementação em magnésio através da utilização de um medicamento com pidolato de magnésio pode contribuir para um melhor funcionamento do organismo. Estão descritos benefícios do magnésio no controlo da pressão arterial, na prevenção da diabetes, na homeostasia do metabolismo do osso, na melhoria do desempenho atlético, entre muitos outros.

A dose recomendada é de 2 a 3 ampolas por dia. As ampolas deverão ser tomadas de preferência à hora das principais refeições. No caso de tratamento simultâneo com cálcio, deve intervalar as ingestões em pelo menos 3 horas. É desejável não tomar conjuntamente com produtos contendo leite e açúcar.

A duração do tratamento deve ser de pelo menos 1 mês.

Em geral, o magnésio administrado por via oral é bem tolerado. No entanto, como todos os medicamento, a MAGNESONA® pode causar efeitos secundários, embora estes não se manifestem em todas as pessoas.

Sendo pouco frequentes, podem ocorrer casos de fezes moles ou diarreia, e dores abdominais.  No caso de náuseas, vómitos e reações cutâneas do tipo alérgico, a frequência não pode ser estimada como os dados disponíveis.

Se está grávida, se pensa estar grávida ou planeia engravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar este medicamento. A utilização de MAGNESONA® durante a gravidez só deve ser efetuada caso indicado pelo médico.

Se está a amamentar consulte o seu médico ou farmacêutico antes da utilização deste medicamento.

O Magnésio passa para o leite materno, portanto não se recomenda a sua utilização durante a amamentação.

Cada ampola contém 2,6 g de sacarose. No caso de regimes com baixo teor de açúcar ou diabetes, deve-se ter em conta a quantidade de sacarose por ampola.

Magnesona está contraindicada em doentes com insuficiência renal grave. Em doentes com insuficiência renal ligeira a dose administrada deve ser inferior, por exemplo metade, da  normalmente recomendada. Não é recomendada a utilização em crianças e adolescentes sem indicação e devido acompanhamento médico. Os doentes com doenças hereditárias raras de intolerância à frutose, malabsorção de glucose-galactose ou insuficiência de sacarase-isomaltase não devem tomar este medicamento.

Se tiver duvidas se deve ou não tomar Magnesona® consulte o seu médico ou farmacêutico.

A MAGNESONA® é um Medicamento Não Sujeito a Receita Médica e por isso obedece a um regime de preço livre, sendo o Preço de Venda ao Público determinado por cada farmácia ou locais de venda de MNSRM.

As informações desta página dizem respeito a um Medicamento Não sujeito a Receita Médica, não comparticipado. Manter fora do alcance das crianças. Guardar na embalagem de origem. Leia cuidadosamente as informações constantes do acondicionamento secundário e do folheto informativo e, em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas, consultar o médico ou farmacêutico. Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados no folheto, fale com o seu médico ou com o seu farmacêutico. Poderá também comunicar os efeitos secundários através de: Portal RAM do Infarmed, linha do medicamento: 800 222 444 (gratuita), Tel.: +351 21 798 73 73, Fax: +351 21 798 73 97, email: farmacovigilância@infarmed.pt ou farmacovigilância@faesfarma.pt. Para mais informações contactar o Titular da Autorização de Introdução no Mercado: Faes Farma Portugal, S.A. Rua Elias Garcia, 28, 2700-327 Amadora – NIPC 500 162 220. 7654-MGN-2023-1. Edição 01 | Aprovado em 01/23.